18 de mai. de 2008

I Encontro Latino Americano de Comunicação e Sustentabilidade

O Instituto Envolverde e uma organização não-governamental que tem como missão: “Jornalismo pela Sustentabilidade”. Sua atuação é voltada para a formação e capacitação de profissionais de comunicação para que atuem de forma sustentável em seu exercício cotidiano.

Com o objetivo de ampliar o olhar dos meios de comunicação e das assessorias de imprensa sobre a importância das pautas que envolvem responsabilidade social e sustentabilidade, o Instituto Envolverde promoverá em outubro de 2008 o I Encontro Latino-americano de Comunicação e Sustentabilidade.
Será o primeiro evento de alcance latino-americano, realizado no Brasil, a reunir jornalistas e profissionais de comunicação corporativa para debater o desenvolvimento sustentável.

Este encontro deverá mostrar aos profissionais presentes que o “triple bottom line”, que indica a necessidade de equilíbrio ambiental, social e econômico nas ações corporativas e de governo, não é uma pauta especial, mas uma transversalidade que deve estar presente em todas as pautas.

O volume de informações científicas que mostram a insustentabilidade do atual modelo de produção e consumo é muito grande. No entanto, a mídia tem ainda dificuldade de compreender a importância de seu papel na mudança de paradigma.
À medida que jornalistas e demais profissionais de comunicação estiverem sensibilizados e mobilizados pelo desenvolvimento sustentável, poderão disseminar essa percepção em seu trabalho de informar a sociedade. Uma sociedade bem informada saberá valorizar o papel dos atores sociais que estão na vanguarda da sustentabilidade, caso de muitas empresas brasileiras.

Para levar estes conceitos a um grande número de formadores de opinião de toda a América Latina estamos buscando apoio de organizações, empresas e governos. Acreditamos que o esforço conjunto na disseminação do conceito e da prática do desenvolvimento sustentável trará benefícios não só aos atores sociais que hoje lideram o processo, mas principalmente para as empresas que hoje trilham a vanguarda deste caminho.

Maiores informações sobre o programa preliminar do evento e as opções de apoio para a realização,entre em contato com Milene Gonçalves e-mail: lenegonrp@gmail.com.

Texto de Adalberto Wodianer Marcondes
Presidente — Instituto Envolverde

Nenhum comentário: