2 de set. de 2009

A Conferência Nacional de Comunicação (Confecom)

Confecom: os novos paradigmas.

Patrícia Cornils


A Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que será realizada em dezembro, tem uma importância histórica porque o Brasil jamais fez um debate público sobre sua política de comunicação. Os diferentes segmentos da sociedade e mesmo os partidos políticos demoraram muito a dar a merecida importância a este tema, embora os meios de comunicação social tenham fundamental importância na vida do país e no desenvolvimento da democracia. De outro lado, os empresários da comunicação, os donos de jornais, revistas, rádios e TVs sempre se opuseram a este debate, temerosos de que a definição de uma política de comunicação social venha interferir nos seus negócios e na “liberdade de imprensa”.

O movimento pela democratização da comunicação existe pelo menos desde a Constituinte de 1988. Depois da Constituinte, e até como resultado dela, alguns segmentos organizaram o Fórum Nacional da Democratização da Comunicação (FNDC). A partir daí se estabeleceu um debate sobre o tema. Mas, como lembra o jornalista Marcos Dantas, professor do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, trata-se de um debate difícil. Mesmo nos meios acadêmicos, ele praticamente não existe. Há, em todo o país, professores e pesquisadores que debatem essa questão isoladamente, sem uma institucionalidade. Durante muito tempo, a discussão ficou restrita a sindicatos de jornalistas e algumas entidades da área. Além disso, os meios de comunicação não pautam essa discussão, e tudo o que se discute na sociedade é pautado por eles. Daí a importância de o governo ter convocado a Confecom, cuja organização tem envolvido muita polêmica. Nesta entrevista, Dantas, um estudioso do papel dos meios de comunicação e de sua influência social, traça um panorama histórico da comunicação no Brasil e discute como será o futuro.

cont...

Fonte: A Rede

1 de set. de 2009

5º Congresso Internacional de Relações Públicas - América Latina

22 e 23 de outubro de 2009 na Universidad Santo Tomás, Talca - Chile.

mais informações: info@relacionespublicas.org.ar

Fonte:Consejo Profesional de Relaciones Públicas de La Provincia de Buenos Aires

10° Encontro ABRP Comunicação Digital

O evento é destinado aos profissionais do setor, professores, pesquisadores e estudantes de comunicação e áreas relacionadas.

O 10° Encontro ABRP Comunicação Digital acontece no dia 12 de setembro, das 9h às 13h, no auditório da Fecap. O encontro reforça a importância da comunicação digital para as Relações Públicas e a comunicação como um todo. O debate pretende abordar as principais vertentes da Comunicação Digital, discutir as tecnologias, processos, ações e estratégias de relacionamento das organizações com seus públicos.

O programa Encontros ABRP promove o diálogo entre estudantes, profissionais e acadêmicos, refletindo sobre os desafios e as dinâmicas da área de comunicação, buscando o debate por meio das tendências e dos exemplos que as melhores práticas do mercado podem apresentar. A ampla participação do público é estimulada a cada Encontro.

Neste, em especial, o intuito é contextualizar o público sobre como organizar a comunicação corporativa em ambientes (ou redes sociais) digitais, e os cuidados ao usar estrategicamente essas ferramentas.


O 10° Encontro reúne os especialistas convidados:

André de Abreu

Consultor e especialista em jornalismo multimídia, comunicação digital e corporativa

Beth Saad

Pesquisadora e Livre-docente da USP, estrategista em mídias, comunicação e jornalismo digital

Carolina Terra

Diretora de Mídias Sociais da Agência Ideal, doutoranda e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação pela USP

Eduardo Vasques

Redator da TV1 RP, agência de Relações Públicas do Grupo TV1 e Coordenador do GT Relações Públicas Digitais, da Abracom.

Marcelo Coutinho

Consultor de análise de mercado do IBOPE Inteligência e professor de pós-graduação da FGV

Investimento:

Estudantes

Registrados: R$ 40,00

Não Registrados: R$ 80,00

Profissionais

Registrados: R$ 75,00

Não Registrados: R$ 150,00

Para mais informações e inscrição:
Tel: (11) 5589-2632 / 5587-1161

abrpsp@abrpsp.org.br


Serviço

10° Encontro ABRP – Comunicação Digital

Data: 12/09/2009 das 09h às 13h

Local: Fecap – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Av. Liberdade, 532, Liberdade, São Paulo/SP


Fonte: ABRP

Inscrições abertas POP 2009



O Prêmio



O Prêmio Nacional de Relações Públicas foi criado pelo Conrerp 2ª Região - SP/PR em 1979, tendo sua primeira edição oficial no ano de 1980, então denominado “Prêmio Opinião Pública” – daí sua sigla “POP”, como é carinhosamente conhecido até hoje.

Nestes 29 anos de premiações, o POP contemplou cerca de 250 cases em diversas categorias.

Em 2005 passou a se chamar “Prêmio Nacional de Opinião Pública” e, finalmente em sua 28° edição, em 2008, o POP apresentou-se perante a comunidade de profissionais de comunicação com nova nomenclatura - um nome que além de melhor defini-lo o caracteriza de forma total e abrangente – PRÊMIO NACIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS.

Em 2009, em sua 29ª edição, o POP resgata seu formato nacional em edição única, reunindo todos os profissionais do País no maior evento de premiação da categoria.

Além dos prêmios para as melhores práticas profissionais de Relações Públicas, distribuídas agora em oito categorias, o POP resgata também o Troféu Abertura, que promove e incentiva os jovens profissionais em sua transição da academia para o mercado.

As alterações que se encontram no Regulamento POP 2009, descritas nesta publicação, apresentam a nova composição de categorias – agora com nomenclaturas que refletem melhor a nova dinâmica global do mercado. Um exemplo é a categoria que agora converge responsabilidade social e ambiental como instrumentos para se atingir a sustentabilidade, aqui chamada de “Relações Públicas e Sustentabilidade: Responsabilidade Social e Ambiental”.

Além de premiar profissionais, organizações e agências, o POP 2009 preserva também sua tradição de prestar homenagens àqueles que contribuíram e ainda contribuem com o desenvolvimento das Relações Públicas em âmbito nacional.

Assim, convidamos os profissionais de todo o País a inscreverem seus cases para participar da premiação dos 29 anos do POP e concorrer a esta relevante distinção nas Relações Públicas no Brasil.

Fonte: Conrerp 2ª Região SP/PR