7 de jul. de 2008

1° Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade

Envolverde vai realizar o 1° Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade

Durante três dias, em outubro de 2008, jornalistas e profissionais de comunicação do Brasil e de diversos países da América Latina, vão se reunir em São Paulo para debater modelos de comunicação pela sustentabilidade tendo como ponto focal três temas: Água, Amazônia e Energia. A idéia é mostrar como estes temas estão presentes na mídia, qual sua relevância em relação ao modelo de desenvolvimento da região e o que significa a vertente “sustentabilidade” sobre estes temas.

Este primeiro encontro regional é uma iniciativa da Envolverde, que em 2005 realizou o 1° Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental e vem trabalhando para tornar mais abrangentes as pautas de sustentabilidade presentes na mídia brasileira e regional. Um dos apoios mais importantes para este evento vem do Projeto Terramérica, desenvolvido pela agência Inter Press Service (IPS) e pelos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e Para o Desenvolvimento (Pnud), que atua com comunicação e desenvolvimento sustententável na região desde 1995, quando circulou a primeira edição do Terramérica, focada em biodiversidade.

Este encontro terá como curadores os jornalistas Adalberto Wodianer Marcondes (Dal Marcondes), Fátima Cardoso e Luciano Martins, que estão trabalhando desde o final de 2007 na construção conceitual e na estruturação das mesas para o encontro. O evento já conta com o patrocínio da Tetrapak, da Petrobras e da Fundação Banco do Brasil.

O Encontro vai acontecer nos dias 16, 17 e 18 de outubro no Hotel Jaraguá, no Centro de São Paulo, e deverá ter um palestrante especial e três mesas de debates por dia. O público para este encontro será formado principalmente por profissionais de comunicação ligados a mídias e a assessorias de imprensa independentes e corporativas de ongs, governos e empresas. Também será reservada uma cota de lugares para estudantes de comunicação em todas as suas modalidades. O evento está formatado para receber 300 pessoas na platéia e cerca de 30 palestrantes.

Além das mesas de debates o 1° Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade terá uma exposição de Tecnologias e Modelos para a Sustentabilidade, onde empresas e ONGs poderão mostrar o que vêm realizando nesta área.

Para a Envolverde a realização deste encontro é seguir em sua missão “Jornalismo pela Sustentabilidade”, buscando ampliar o debate sobre o tema e apoiar jornalistas, assessores de imprensa e publicitários em sua busca por novas pautas, que reflitam o momento de transição pelo qual passa a sociedade, a economia e a mídia em relação à sustentabilidade.

Mais Informações
Milene Gonçalves – milene@envolverde.com.br
Ana Maria Vasconcellos – anamaria@envolverde.com.br


Fonte:(Agência Envolverde)

Nenhum comentário: