17 de jun. de 2009

Omnicom funde operações da Ketchum e Pleon

Em uma das maiores movimentações da indústria de RP, grupo une operações para expandir a atuação global da agência

Em uma das maiores fusões da indústria de Relações Públicas, o Grupo Omnicom combinará as operações norte-americanas da Ketchum e da européia Pleon, para criar uma rede global formada pelos maiores players da indústria de RP, com mais de 2 mil colaboradores, que operam em 103 escritórios, em 66 países.

Globalmente, a nova agência irá operar com o nome de Ketchum, mas receberá o nome de Ketchum Pleon no Reino Unido e no continente europeu. O atual CEO e sócio sênior da Ketchum, Ray Kotcher, irá liderar a agência no mundo, enquanto Timo Sieg, chairman e CEO da Pleon, será o chefe executivo da agência na Europa e se juntará a equipe executiva global da companhia. A movimentação, que beira a quantia de US$ 400 milhões, torna a Ketchum um dos maiores grupos de comunicação do mundo.

De acordo com o presidente da Organização Internacional da Consultoria de Comunicações ex-CEO da Publicis Groupe da MS&L, Lou Capozzi, há a expectativa de mais junções e parcerias globais como essa acontecerem na indústria de Relações Públicas.

"As agências precisam oferecer uma cobertura global para seus clientes", diz Capozzi. "Isso traz uma grande pressão para que as elas cresçam e expandam suas redes para que também as suas grandes contas possam crescer em importância. É um passo muito inteligente da Ketchum", complementa o especialista.

Forças Complementares
Um executivo da base européia de uma grande agência disse que o mercado não vê a Pleon em uma operação global ou regional, uma vez que a cultura da empresa é voltada primeiramente às atividades locais, mas disse que a fusão foi uma boa jogada para as duas agências.

Para a Ketchum, que possui uma respeitável presença na Espanha e no Reino Unido, a fusão não apenas reforça sua investida em escala mundial, mas também torna a Ketchum o principal player de RP na Alemanha - uma das maiores economias do planeta e base mais forte das operações da Pleon.

Para a Pleon, cujo único passo nos Estados Unidos foi o trabalho realizado para as demais agências do Omnicom, a fusão proporciona um significativo aumento da presença local. A agência também fará uso das ofertas praticadas pela Ketchum no Reino Unido e na Espanha, onde sua presença até então era mínima.

Contando com a especialidade da Pleon na realização de trabalhos corporativos, a Ketchum - bastante conhecida pela sua marca e seu marketing - será capaz de oferecer aos seus clientes serviços relacionados a assuntos públicos, a mudanças de gestão e processos judiciais e aconselhamento em situações de crise.

Do Advertising Age.
Fonte: M&M online

Nenhum comentário: