29 de nov. de 2006

A arte de planejar e executar a comunicação organizacional.

Planejamento e pesquisa de opinião sempre em qualquer circunstância, ainda que seja apenas um esboço.
A comunicação é sem dúvida um dos aspectos mais importantes e complexos dentro de um planejamento estratégico organizacional.
É também um processo difícil de mensurar o que normalmente gera insatisfação por parte da alta administração. Essa dificuldade na mensuração de resultados existe porque o processo de comunicação é carregado de aspectos sutis.
Mas, quando existe um planejamento de comunicação os efeitos positivos são percebidos em toda a organização, quase que de imediato.
Quando um novo produto ou serviço vai ser lançado no mercado, é necessário de antemão conhecer o público alvo e tentar se antecipar ao desejo desse público. Para isso, serão realizadas inúmeras pesquisas de opinião, que tentarão traçar o perfil psicológico e emocional desse público.
O processo de pesquisa e identificação do público é ferramenta estratégica concebida e executada por Relações Públicas.
A comunicação lida com emoções, razões e julgamentos dos indivíduos.
Por meio do planejamento da comunicação tentamos projetar uma possível reação, com base nos resultados obtidos nas pesquisas de opinião.
Na comunicação organizacional sempre existirá algum tipo de ruído, de alguma forma alguém ou uma parte do público não será sensibilizado para a importância do processo, esse agente criador de ruído poderá gerar distúrbios no planejamento que, deverão ser analisados e combatidos isoladamente e imediatamente. Eliminando assim os ruídos para que o processo perdure e produza os efeitos esperados.
A comunicação é sem dúvida um grande desafio para as empresas, uma vez que todo o universo de políticas e estratégias dependem da boa comunicação. Somente empresas estruturadas sob um bom processo de comunicação interno e externo conseguem transformar seus potenciais e vislumbrar novas oportunidades, bem como trabalhar seus pontos fracos.
Fazer-se compreender é tarefa que necessita de cuidados diários e esse cuidado só pode ser realizado por um profissional habilitado e conhecedor das técnicas e ferramentas de comunicação.
As Relações Públicas com certeza é a mais indicada para realizar e implantar uma boa filosofia de comunicação dentro de qualquer organização, pois como administradora desse processo saberá promover uma ampla e eficaz filosofia de comunicação participativa.

Milene Gonçalves.
Relações Públicas Reg. 3026
Conrerp 2ª região SP/PR

Nenhum comentário: