29 de nov. de 2006

O exercício do poder!

No dia-a-dia somos muitas vezes sobressaltados por comportamentos exacerbados no exercício do poder. O poder exercido pelos pais, irmãos mais velhos, amigos de longas datas, desconhecidos.
Exercer o poder com sabedoria e sensibilidade não é virtude da maioria, muito pelo contrário. O comum é vermos pessoas impondo seu poder a força, submetendo pessoas pacificas a suas crenças e conceitos.
Em nossas relações profissionais, pessoais, familiares e românticas esse exercício é complexo e muitas vezes perturbador. Somos seres movidos pela emoção em maior ou menor grau.
Nossas opiniões divergentes, nossas visões sobre como e porque fazer as coisas, muitas vezes são discordantes e nossa capacidade de aceitação via de regra é nenhuma.
O dilema esta instituído e o poder ameaçado seja ele exercido por quem for. Dirigir pessoas à força obrigá-las a agir sob ameaças veladas ou declaradas é comum, mas exercer o poder outorgado é façanha de poucos.
O poder conquistado implica em responsabilidade aumentada. É antes de tudo o direito que te concedem de gerir em causa e defesa de outros.
Aprender a usar o poder para o bem comum é uma grande lição, onde todos nos inscrevemos, mas alguns se tornam aptos a fazê-lo.
Para o bem da humanidade e desse país chamado Brasil, será muito bom que os lideres e todos aqueles que detém poder em suas mãos, seja financeiro, social, cultural ou político reflitam sobre a grande responsabilidade em que isso implica.
Acreditem ou não e a física prova isso, toda ação gera uma reação, então o poder exercido sob a égide da sabedoria, ética e amor farão das sociedades verdadeiros édens contemporâneos.
Em contrapartida todo poder exercido em prol de si mesmo gerarão injustiças sociais, desobediência às leis, desordem de todo tipo e o desejo constante e crescente de derrubada do poder instituído.
Se os políticos conseguissem enxergar essa complexa trama, estariam comprometidos sempre com o bem comum, acima de suas necessidades individuais.
Com a certeza de que assim agindo estariam preservando a si mesmos e aos seus.
Dentro desse contexto o ideal é uma caminhar com ética, justiça e realização, visando o bem comum.
O profissional de Relações Públicas reúne conhecimentos técnicos da comunicação, formação e visão humanas que podem contribuir para orientar uma campanha vitoriosa, sob bases reais de sucesso.
Uma campanha seja ela política ou institucional sob a visão das Relações Públicas será sem dúvida construída sob a ética, justiça e as verdadeiras possibilidades de gerar ações pelo bem comum.
O poder só é legitimo quando exercido com bondade, verdade e evolução para todos.

Milene Gonçalves – Reg. 3026
Conrerp 2ª região SP/PR

Nenhum comentário: