18 de mar. de 2008

Ouvidoria para Ouvidores


Público Alvo – profissionais que atuam em áreas de Ouvidoria/Ombudsman.

Objetivo Geral – Aprofundar os conhecimentos, promovendo a atualização e a reciclagem dos profissionais e debatendo aspectos legais e estratégicos da área.

Data: 28 e 29 de março de 2008 (sexta e sábado), das 8h ás 12h30 e das 13h30 às 18h

Local: Centro Empresarial Rebouças - Av. Rebouças, 600 - Cerqueira César - (estacionamento) - São Paulo - SP – Brasil – sala Coral

A inscrição dá direito também a: coffee break pela manhã e a tarde; material didático + um exemplar da Revista Consumidor Teste e um cupom de desconto para assinatura + certificado do curso.


Programa:

Aspectos Subjetivos da Ouvidoria

Principais requisitos do cliente que reclama
O afeto nas relações de consumo
Preparação do Ouvidor/Ombudsman
Saber ouvir
Auto-motivação e auto-controle frente as reclamações


Aspectos Legais/Jurídicos

Princípios Legais
Código do Consumidor
Legislações Estaduais, Federais e Municipais de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviço Público
Procon e Juizados Especiais
Seminário Ouvidoria PúblicaXPrivada – semelhanças e diferenças

Atender o cliente, o usuário ou o cidadão?
Marketing na Defesa do Cidadão
Comunicação Social e Ouvidoria
Novos processos e pró-atividade em Ouvidoria

Sistemas Informatizados e Relatórios
Rede de Ouvidores/Agentes da Ouvidoria
Audiências Públicas
Conselhos de Consumidores

Carga Horária – 16 horas

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