9 de jan. de 2008

LIVRO GESTÃO DA COMUNICAÇÃO

O livro GESTÃO DA COMUNICAÇÃO: Terceiro Setor, organizações não governamentais, responsabilidade social e novas formas de cidadania é uma iniciativa dos professores do Curso de Especialização em Gestão da Comunicação, do Departamento de Comunicações e Artes, da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Com 12 anos de atividades, esse curso já formou 16 turmas de especialistas em Gestão da Comunicação, aos quais procurou oferecer uma formação multidisciplinar e fortemente humanista, capacitando-os a atuar no campo da Comunicação de forma abrangente, crítica e não instrumental.

A intenção é que os gestores tornem-se mediadores dos diversos interlocutores envolvidos nos processos da comunicação, sejam eles diferentes segmentos, classes ou organizações sociais. Para isso, sua formação deve privilegiar o desenvolvimento de uma visão científica e não departamentalizada da Comunicação, para a qual não existem respostas prontas nem soluções padronizadas.

Essa proposta implica em considerar a formação do gestor como um processo permanente de aprendizado, voltado tanto para a releitura das teorias clássicas da área das Ciências Sociais Aplicadas, como para o estudo de questões emergentes que se coloquem ao Campo da Comunicação.

O livro tem o objetivo de contribuir para isso: estudar o Terceiro Setor, formado por ações que se situam para além das esferas do Estado e da iniciativa privada e que recebem os diferentes títulos de responsabilidade social, organizações não governamentais, ações alternativas, nova cidadania, marketing social e marketing cultural. Esse tema, que preocupa especialmente os profissionais ligados à intervenção social - comunicadores, sociólogos, administradores, economistas e ambientalistas -, tem desafiado os pesquisadores a sistematizar idéias e a precisar conceitos, numa tentativa de entender e distinguir as novas formas de organização da sociedade na qual atuam. Discutir os princípios e méritos dessa nova força de ação e intervenção social é a proposta central deste livro.

Para isso, reuniram professores coordenadores do Curso de Gestão da Comunicação: Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação; Profa. Dra. Maria Lourdes Motter, responsável pelo Núcleo de Cotidiano e Linguagem; Profa. Dra. Roseli Fígaro Paulino, responsável pelo Núcleo de Políticas de Comunicação/Cultura - e profissionais que têm trabalhado conosco na formação de Gestores: Prof. Dr. Marcos Kisil, Profa. Dra. Gisela Castro, a Profa. Cristiane Olivieri e a comunicadora Luci Ferraz.

Esperam, assim, levar a outros profissionais da comunicação, assim como àqueles que atuam com a educação e a administração em setores públicos, privados e na emergente área do Terceiro Setor, um pouco dessa visão inovadora, crítica e abrangente que tem caracterizado o grupo de trabalho. Esperam também poder informar e esclarecer os leitores a respeito dessa área de ação tão nova quanto equívoca, que emerge na atualidade, desafiando nossos conhecimentos e competências.

Pelas informações que traz e pelas discussões que propõe, desejamos que este livro se torne ele também uma forma de mediação entre os leitores e esses novos setores que se organizam na sociedade.

Maria Cristina Castilho Costa
Organizadora e Coordenadora do Curso de Gestão da Comunicação

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.